quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Discografia Graforréia Xilarmônica


Atualmente as bandas gaúchas tendem para um som com inspiração na jovem guarda e no rock dos anos 1960, mas com letras que refletem uma visão irônica da vida, isso se deve à banda fundada em 1987 por Marcelo Birck (guitarra e vocais). Começaram a ficar mais conhecidos em 1988, quando lançaram uma fita demo, Com Amor, Muito Carinho, que já continha sucessos. O primeiro CD só veio a público em 1995, Coisa de Louco II, pelo selo Banguela, que pouco depois faliu, prejudicando a divulgação da obra. Nesse disco encontram-se alguns dos maiores sussesos do conjunto, como Amigo Punk e Eu, que ganharam versões de Wander Wildner e Pato Fu (no disco Televisão de Cachorro) respectivamente. Chapinhas de Ouro, o segundo disco da Graforréia, surgiu em 1998. Em janeiro de 2000 a banda declarou em um show no bar Ocidente em Porto Alegre que aquela seria sua última apresentação.Com apenas duas fitas demo e dois discos por selos pequenos, já fora de catálogo (Coisa de Louco II e Chapinhas de Ouro), a Graforréia é um dos melhores exemplos do que é ser uma banda de rock cult no Brasil. "Ela deveria ser conhecida, mas morreu na casca", lamenta Frank Jorge, que ficou com "uma grande ressaca" depois do fim da banda.



Entre a Jovem Guarda e a Vanguarda

Amigos de infância, Frank e Birck começaram na banda Prisão de Ventre, que durou de 1982 a 85 e misturava jovem guarda, new wave e Arrigo Barnabé. Quando começaram a Graforréia, com o baterista Alemão (Alexandre, irmão de Marcelo), eles de certa forma retomaram o espírito do Prisão: "Nossa intenção era misturar a comunicação direta da jovem guarda, do brega e do rock dos anos 60 com a pesquisa da música de vanguarda", conta Marcelo Birck. Algum tempo depois, Marcelo saiu da banda e ela continuou com Carlo Pianta (ex-Defalla) na guitarra, de qualquer forma, ele continuava sendo compositor da Graforréia junto com Frank Jorge, que levou o trio mais para os lados da jovem guarda que da vanguarda. A inesperada popularização da banda através das fitas demo (que corriam de mão em mão) acabou levando a um contrato com o selo Banguela Discos para a gravação de Coisa de Louco II, que teve um sucesso relativo, uma vez que o videoclipe de Você Foi Embora passou bastante na MTV. "Talvez o Frank seja o compositor mais na linha canção jovem-guarda. Eu sou mais ácido nos meus comentários", explica Birck, ressaltando que as canções da Graforréia só saem quando ele e Frank compõem juntos. Já segundo o baixista, a permanência da banda até hoje se deve ao fato de ela ter mantido uma postura firme. "Não éramos publicitários querendo fazer uma banda engraçadinha. E tínhamos uma maneira própria de buscar a brasilidade (com elementos de música regional gaúcha, como se pode conferir em canções como Benga Minueto, de Chapinhas de Ouro)."

discografia


1988 - Com Amor, Muito Carinho - Download

1995 - Coisa de Louco II - Download

1997 - The Best of GX

1998 - Chapinhas de Ouro - Download

1998 - Homem Branco - Download

2006 - Graforréia Xilarmônica Ao Vivo - Download

2007 - Velhos Projetos e Perspectivas

2008 - Bufas & Cagadas

3 comentários:

  1. Ah! Ótimissimo post!
    Aliás o blog todo é um trabalho muito bem feito!
    Mas eu queria te pedir um favor Panda. Tu não tens o álbum solo do Eduardo Christ? Se não. Tens como conseguir?
    Allsn.s.brasil@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Graforreia Xilarmônica - Os dois discos de estúdio da banda gaúcha, ambos esgotados há bastante tempo, em formato flac, sem perdas de áudio.

    Links:

    Coisa de Louco II

    Parte I: http: / / www . megaupload . com
    /?d=V14NSYFX
    Tamanho: 150.53 MB

    Parte II: http : / / www . megaupload . com
    /?d=A4WIQ903
    Tamanho: 155.73 MB

    Chapinhas de Ouro:

    http: / / www . megaupload . com /
    ?d=EKNJYAN8

    Tamanho: 223.71 MB

    ** Juntem os espaços.

    Faixas

    Coisa de Louco II:

    01 - Literatura Brasileira
    02 - Bagaceiro Chinelão
    03 - Você Foi Embora
    04 - Tive Teu Nome
    05 - Grito de Tarzan
    06 - Empregada
    07 - Minha Picardia
    08 - Patê
    09 - Twist
    10 - Amigo Punk
    11 - Nunca Diga
    12 - Hare
    13 - Denis
    14 - Benga Velha Companheira
    15 - Se Arrependimento Matasse...
    16 - Eu Digo 7
    17 - Se Você Não Quis
    18 – Rancho

    Chapinhas de Ouro:

    01 - Eu Gostaria de Matar Os Dois
    02 - Meus Dois Amigos
    03 - Pensando Nela
    04 - Beethoven
    05 - Eu
    06 - Mixto Quente
    07 - Iluminados Monstros do Amor
    08 - Benga na America Central
    09 - Baby
    10 - Colégio Interno
    11 - Benga Minueto
    12 - Fulvio Sillas

    ResponderExcluir