terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Discografia TNT



O TNT surgiu nos meados dos anos 80 em Porto Alegre como uma banda tipicamente adolescente, com seus integrantes tendo a idade variando entre 17 e 18 anos e tendo como dupla compositora Charles Master e Flávio Basso que compuseram a maioria das músicas lançadas mais tarde no primeiro disco da banda.
O estilo do TNT sempre foi o descompromisso, o bom humor e o puro rock and roll. Julio Reny (Cowboys Espirituais e Expresso Oriente) certa vez definiu num show que o TNT era o BEATLES do RS. Ao contrário de bandas do centro do país (Ira!, Legião Urbana, Titãs) que tinham a política como tema constante, o TNT fazia um som "água com açúcar" falando principalmente de mulheres e suas desilusões amorosas
Em 1986 participam da coletânea Rock Grande do Sul com mais 3 bandas (Replicantes, De Falla e Engenheiros do Hawaii) tornando o TNT conhecido. Logo após, Flávio Basso e Nei Wan Sória deixam o TNT para formarem os Cascavelletes e Luís Henrique "Tchê" Gomes e Márcio Petracco entram para a banda.
Em 1987 é lançado o primeiro disco do TNT com a maioria das músicas assinadas por Flávio Basso e Charles Master. Este disco é considerado um dos mais importantes da história do rock gaúcho e influenciou toda a geração que veio logo a seguir. Foi a época de muitos shows em Porto Alegre e interior, muitas festas, bebedeiras e coisas do gênero. O TNT conhecia o sucesso.O próximo desafio do TNT era o segundo disco. Colocava-se em cheque a capacidade de criação da banda já que Flávio Basso reconhecidamente tinha grande participação nas composições e Luis Henrique se torna o novo parceiro de Charles Master. O TNT saiu-se bem. O segundo disco é diferente do primeiro em termos musicais, torna-se um pouco mais elaborado e com músicas mais melódicas. O grande sucesso do disco é a música "A irmã do Dr Robert" que levou a banda a participar do velho programa Globo de Ouro da Rede Globo. Foi outra fase de muitos shows, viagens e agitação para o TNT.
Mas o TNT estava mudando, a idade dos músicos já não era a mesma e se as músicas eram adolescentes, os músicos já não eram mais. Veio o terceiro disco chamado de "Noite vem, noute vai" que conta com a participação de Lulu Santos numa música e foi o mais fraco deles. A partir daí começou o declínio e o TNT ficou longo tempo sem muita atividade, apenas boatos.Em 1992 houve uma tentativa de retomada de trabalhos. Flávio Basso que nesta época já era ex- Cascavelletes, volta para o TNT mas a tentativa de reanimar o grupo é frustrada e não dá muito certo. Apesar disso nesta época é composta a música "Insano" que tornou-se sucesso e foi incluída na coletânea "As 15 mais da Ipanema" da rádio Ipanema de Porto Alegre.
Nos dias de hoje o TNT ainda está na memória de quem vivenciou os anos 80. Para os mais novos, os velhos discos do TNT mostram uma excelente fase do rock feito no Rio Grande do Sul. Charles Master ainda faz shows e coloca no seu repertório diversas músicas do TNT, Márcio Petraco toca nos Cowboys Espirituais junto com Frank Jorge e Julio Reny (inclusive regravaram a música "A irmã do Dr Robert"), Luis Henrique também se apresenta com outros grupos de Porto Alegre e Flávio Basso é Júpiter Maçã e está em atividade.
Em 2002 a banda voltou a fazer shows em Porto Alegre, com Charles Master no vocal. No inicio de 2004, gravou um novo CD, de rencontro da Banda. Ao Vivo, contando com sucessos como Cachorro Louco, Não sei, O Mundo é Maior que o Seu Quarto. Em abril de 2004, lançaram um DVD deste show. Podemos dizer que a Banda TNT renasceu, e voltou com todo o Gás para lembrar os velhos tempos. (Daniel Peccini/whiplash.net)
O TNT marcou a minha pré-adolscência/adolescência. É uma das bandas nacionais que figuram entre as melhores de todos os tempos pra mim.
discografia
Downloads
Atenção Galera!!! A senha para descompactar o arquivo é:lagrimapsicodelica

2 comentários:

  1. Cara

    Parabens pelo teu blog!

    há tempos procurava algo assim, e achei este, grande trabalho!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo material!!
    Tem com disponibilizar o álbum de 87.

    Muito bom! Abraço.

    ResponderExcluir