quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ligante Anfetamínico

Punk Rock, Caxias do Sul , RS

Uma história sem censura.

No ano de 1999 nasce a Ligante Anfetamínico, a banda que viria a se tornar um dos expoente máximo do rock feito na serra gaúcha. Surge com muita personalidade e estilo definidos. Criatividade e produção incessantes tornam-se, pouco a pouca, a marca desta banda que teve a coragem de romper com o cover e mostrar somente trabalhos autorais. O monstro dá seus primeiros passos, grava a primeira demo (2000) intitulada “Nas Bordas do Coração” e emplaca a música “Menina Linda” entre as mais pedidas da saudosa Rádio Studio 93. Dá segundo demo “Entenda Como Quiser”, surge o Vídeo Clipe “Comece a Me Amar”, mas o maior feito é, sem dúvida, a inclusão da música “Nas Bordas do Coração” na coletânea “Demo Atlântida 9 Anos” (2001). Passados três anos da existência da banda surge o cd demo “KM 171” e com ele a inclusão da música “Vasectomia” no curta metragem “O Sapateiro” (2004) de Jorginho de Jesus.
Ainda em 2004 o destino reservou surpresas inesperadas para a banda, tais como, a volta da formação original, e, a consagração de um trabalho sólido, eficaz e, principalmente, honesto, com a gravação da música “Mulher Ocupada” da extinta banda Sangue Sujo. Referia obra conta, ainda, com a participação nos vocais do Replicante e Punk Brega Wander Wildner. Mas não parou por ai. Deste trabalho nasceu o clipe, e dele a participação do Ex-cascavelletes Cokeine Blues Men, que hoje roda nos principais meios de comunicação de nosso pais. Poucas foram as bandas que conquistaram o respeito e admiração de figuras tão fundamentais na construção do rock gaúcho. Mas a Ligante é uma delas.
Pelas casas e palcos que passou, sem sombra de dúvida, os mais importantes foram os festivais Canta Park 7ª e 10ª edição (Caxias do Sul, respectivamente nos anos de 2000 e 2004) para públicos superiores a 3.000 pessoas, Bar Opinião (Porto Alegre), Festa da Uva (2004), público superior a 10.000 pessoas, Mosteiro, Volta as Aulas DCE UCS (Vacaria), Oriom (Caxias do Sul), Garagem Hermética (POA), Doctor Jekyll (POA), entre um sem fim de bares e casas, sempre prezando pela qualidade e respeito ao público.
Uma das principais bandas da serra gaúcha não possui tão somente sucesso de público, o que por si só demonstra a qualidade do trabalho apresentado, mas também sucesso de mídia. Nestes sete anos de existência muitas foram as aparições da Ligante Anfetamínico, seja em Jornais (Pioneiro, Correio do Povo, ZH, entre outros), Revistas (Invertebrado, Muvuca entre outras), entrevistas de Rádio (Pop Rock, Atlântida, Ipanema, Mais Nova, 1010 AM, Difusora, entre tantas outras), e Redes de TV (Radar – TVE, RBS, Papo Clip, canais fechados, e muito mais), sempre divulgando o trabalho e as realizações da banda, fato que pode ser ostentando por poucas bandas do cenário gaúcho e, principalmente, da Serra Gaúcha.
Hoje a Ligante Anfetamínico é um ser que vive, respira e tem vida própria.
No final do ano de 2006 a Ligante Anfetamínico terminou um ciclo de sua vida com a chegada de seu primemiro cd oficial, simplesmente intitulado "Ligante Anfetamínico", cd que conta com a participação de Wander Wildner nos vocais de "Mulher Ocupada", Cokeine Bluesmen tocando trompete em "Nosso Amor Não Deu Certo", bem como com um dos maiores icones da música tradicionalista gaúcha, Gilney Bertussi tocando gaita em "Punk dos Pampas", o cd vem recebendo ótimas críticas da mídia especializada, e sendo executado nas principais rádios gaúchas! O que está reservado para o futuro? A divulgação do novo vídeo clip! A música escolhida é "Andróides Sonham Com Guitarras Elétricas".
Essa é a Ligante Anfetamínico, formada por Esqueleto – Vocal, Pubby – Guitarra, Pari – Baixo, Luciano – Bateria. Essa é a banda da serra que pede passagem para mostrar seu trabalho, sem medo de ser criticada, mas com orgulho de ter a coragem de fazer. Essa é a Ligante Anfetamínico, uma banda que conta com três vídeo clipes em seu currículo, que conta com sucesso de público, que conta com aprovação de figuras da mais alta importância para a história do Rock Gaúcho, e que tem a cede e a vontade de ir em frente sempre, um passo de cada vez, mas sempre em frente.


D E " M E N I N A L I N D A " A " M U L H E R O C U P A D A "

Para entender a Ligante Anfetamínico é preciso estender o braço e plugar uma seringa cheia de punk rock. Porque toda "Menina Linda" ainda vai ser uma "Mulher Ocupada". Essa viagem alucinógena começou em 2000. Os quatro ligantes Esqueleto (vocal), Luciano Paim (bateria), Pubby Star (guitarra) e Punkboy (baixo) ensaiavam na casa do Pubby Star, onde hoje é um escritório de advocacia.
Desde o início os músicos apostaram no repertório de composições próprias. Por quê? Originalidade, coragem e ousadia jorram das veias anfetamínicas. Só faltava então a gravação de um CD. Mesmo com algumas mudanças na formação, durante o percurso, não descaracterizaram a banda. "KM-171" é recheado de histórias cotidianas engraçadas e surreais, e ainda desfila um arsenal de sarcasmo e crítica ao imbecil comportamento consumista.
A banda fez diversos shows e o público cantava o CD inteirinho. Destaque para "Casas & Mobílias", "Nas Bordas do Coração", "Punk dos Pampas" e "Vasectomia" (A Balada Escrota), que é trilha sonora do curta-metragem "O Sapateiro", de Jorge de Jesus.
Quando todos pensavam que a banda estava sem rumo, quieta, sem tesão... se enganou. Os ligantes, no início de 2004, voltam com a formação original. Na bagagem novas músicas, novo single nas rádios e um videoclipe. "Mulher Ocupada" é uma doce e ácida homenagem dos ligantes à banda Sangue Sujo, uma das primeiras bandas de punk rock do estado. A composição, de Wander Wildner, já está tocando nas rádios. Enquanto a banda segue com os shows, o videoclipe da música está em pré-produção.


Vale lembrar a ficha tecnica do Video Clipe:
Direção e Roteiro: Marcelo Mugnol e Cristiano Baldi
Argumento: Cristiano Baldi
Direçao de Fotografia: Gustavo Pozza
Produção e Ediçao: Lappat
Câmera: Márcio Schenatto
Figurino e Maquiagem: Nadia Toscan
Aatores: Rafaela Rech e Humberto Pitinelli (Cocaine)
Figuraçao: Fas e Amigos






01-Andróides Sonham Com Guitarras Elétricas



02 - Satisafação Garantida



03 - Casas & Mobílias



04 - Sem Se Drogar



05 - Mulher Ocupada



06 - Menina Linda



07 - Nosso Amor Não Deu Certo



08 - Nas Bordas do Coração



09 - Punk dos Pampas



10 - Maria



11 - Mais Uma Bira



12 - Praia de Tubarão



13 - Acareação



agradecimento especial: Pubby Star, que liberou e disponibilizou todo o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário