terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Discografia Tequila Baby


Tequila Baby surgiu em Porto Alegre no início dos anos 1990. Depois de passar por diversas formações e experiências musicais, em setembro de 94 a banda reúne a maturidade dos seus integrantes para realizar um show no extinto programa de auditório Bop Pop Show. Na época um quinteto, a Tequila Baby tinha James Andrew na guitarra, Fabian Gloor na bateria, Duda Calvin no vocal, Paulo Stenzel fazia segunda voz e Tiago Hoock no baixo. O show zero foi no dia 29 de setembro de 1994, numa quita-feira no Bar Opinião. O público selecionado da histórica noite ficou espantado com o vigor da banda ao vivo.O sucesso deste show deixou a banda mais unida do que nunca. Ensaiavam vários dias por semana e estavam compondo muito. O mais importante é que estavam decididos a tocar em frente. No entanto precisavam de dinheiro para isso. Não tinham instrumentos e muito menos amplificadores para fazer shows com mais freqüência. Todo o equipamento era alugado ou emprestado. Pensaram muito e chegaram a conclusão que para sair da crise precisavam tocar num show para o maior público possível. Neste período eles haviam conhecido os Raimundos na sua primeira tour pelo Rio Grande do Sul e ficaram sabendo que eles voltariam para repetir a dose.

Passados os shows com os Raimundos, eles já tinham um bom público em Porto Alegre, foi aí que perceberam a falta de uma fita demo para tentar tocar no rádio, já que ficaram sabendo por amigos que suas músicas eram muito pedidas nas rádios. Então decidiram gravar sua primeira fita demo contendo apenas duas músicas "Sexo, Algemas E Cinta-liga" e "Malandro do Bonfim". Nessa época a Tequila Baby enfrenta uma crise muito grande, crise que todas as bandas que estão começando enfrentam. A falta de dinheiro para a produção de uma boa fita demo, a falta de bons instrumentos , além da falta de experiência dos próprios músicos, sendo que esta era a primeira vez que a banda estava em um estúdio de gravação. O estúdio era o mais barato e conseqüentemente era o mais simples.


Terminadas as gravações eles mandaram o material para as rádios, que começam a rodar diariamente suas músicas. Até que foram convidados a participar de uma coletânea com a música "Malandro do Bonfim", a coletânea se chama Segunda Sem Ley e foi lançada pelo extinto selo Banguela Records.A banda decide fazer uma tour pelas principais casas alternativas da cidade. Tocam na Garagem Hermética, Kansas Country Rock, Fim de Século entre outros. Após o lançamento da coletânea a situação da banda piora. Além de todos estarem sem dinheiro, pois o dinheiro que tinham foi gasto na gravação da fita demo e a coletânea não ter trazido nenhum retorno financeiro, para piorar ainda mais acontecia a saída do baixista Tiago devido a problemas pessoais. Passaram-se três meses do Programa Bop Pop Show e agora a banda tinha que resolver o seu problema maior, arrumar um baixista pois no pique que a banda estava não poderia adiar os poucos shows que tinha. Pensaram em vários nomes, mas todos já tinham outras bandas.

A banda tinha, como todas as bandas tem, vários amigos que iam aos ensaios, aos shows e saíam à noite para se divertir. Foi aí que surgiu a idéia de convidar o Rodrigo Gonçalves, um amigo de infância de Fabian e com quem ele já havia tocado, para fazer parte da banda. Então marcaram um encontro com Rodrigo na casa do James. Ficaram enrolando a conversa e escutando alguns discos entre eles Ramones, NOFX e Nirvana.Em poucos ensaios Rodrigo pegou as músicas, pois ele já as conhecia devido ao fato de ter sido roadie da banda por algum tempo. Agora era a hora de voltar a cena. Já era verão de 95 e a banda fez uma série de shows no litoral. Juntaram o dinheiro dos cachês que eram aproximadamente de R$50,00 à R$100,00. Muitas vezes não havia cachê.Começava a era Fiesta Sombrero y Rock'n'Roll. Após o verão, onde houve um maior entrosamento da banda, o clima estava propício para compor novas músicas. Escreveram "Tira O Sutiã, Tira A Calcinha", "Prefiro Sua Mãe" e uma versão de "Escrito Nas Estrelas", apesar de não terem nenhuma influência de Tetê Espíndola, nada mais punk rock do que uma versão para uma música como esta.A banda já tinha um bom repertório e precisava registrar este material. E foi na noite de 17 de março de 1995 que a Tequila Baby gravou ao vivo e em apenas quatro horas nos estúdios da Isaec o que se tornou um marco na história da banda, a fita demo Fiesta Sombrero e Rock'n'Roll. A gravação rendeu muitas coisas boas, foi a demo mais vendida em um período de dez meses em Porto Alegre, conforme fanzines e revistas especializadas. Também receberam um troféu Garagem Hermética de melhor fita demo do ano. Na mesma semana da gravação da fita a banda fez um show que viria a ser o seu primeiro passo rumo a confirmação de seu sucesso local. O Elétrika Live especial para MTV no Bar Opinião.







Com a venda da bateria enferrujada de Fabian, fizeram trinta cópias da fita demo. Após o show foram ao encontro dos grandes nomes da imprensa nacional presentes no evento e distribuíram vinte fitas. As dez que sobraram foram vendidas para gravar mais vinte, venderam as vinte e gravaram quarenta.... e assim eles venderam 3 mil cópias da sua fita demo. Muitas pessoas viram o show da banda e ficaram espantadas com o vigor do som. Inexplicável a energia transmitida por aqueles garotos em quinze minutos de músicas rápidas, cruas e sem solos.A banda passou todo ano de 1995 divulgando músicas da fita demo. Em um ano, fizeram mais de 36 shows pelo Rio Grande do Sul, graças ao sucesso da fita demo colocadas nas rádios no final de 94. Resultado: em 96, a banda assinou contrato com o selo Antídoto da gravadora ACIT.




Em de janeiro de 1996, a Tequila Baby começou a gravar o seu primeiro disco, que leva o nome da banda. Bastante inspirado nos 3 primeiros álbuns dos Ramones, é um álbum simples e com letras irreverentes, como a de "Sexo, Algemas e Cinta-Liga". O lançamento desse disco é seguido de uma turnê sem precedentes pelo interior do Rio Grande do Sul, provocando uma renovação nos conceitos do rock local, que encontrava-se bastante estagnado. Isso deve-se também às memoráveis performances ao vivo da banda.Em 97, o Antídoto assina contrato de distribuição com a multinacional Polygram e no mesmo ano a Tequila é considerada pela revista Showbizz uma das maiores revelações de 98. Para completar, a música "Minha Menina" foi incluida na trilha sonora de uma novela.




Em 1999 lançam o álbum Sangue, Ouro E Pólvora, que além de manter vivo o espírito punk dos Ramones, dá uma guinada para o Hardcore. É um álbum rápido, que começa a despertar a atenção da banda em amantes de Punk Rock pelo resto do país, sobretudo com a canção "Velhas Fotos", talvez a mais marcante de toda a carreira.Diferentemente do álbum anterior, neste a banda começa a mostrar uma certa personalidade, um estilo próprio. Isso acaba despertando a atenção de ídolos do Punk Rock a nível mundial, como Marky Ramone (baterista dos Ramones), que acaba fazendo um show com eles e Greg Graffin (vocalista do Bad Religion), que faz um show em Porto Alegre usando uma camiseta da banda, show este que teve a Tequila Baby como banda de abertura.



Fizeram shows também em Novo Hamburgo, junto com Os Replicantes e Wander Wildner e foi a noite mais inesquecível do Adams Street Bowling Bar. Fizeram shows pelo RS e no verão pelo litoral. No Ano 2000 a Tequila Baby participou da turne brasileira de Marky Ramone and The Intruders, tocando em Porto Alegre, Pelotas, Curitiba, Florianópolis e São Paulo.
A banda acaba usando de alguns experimentalismos no álbum seguinte, Punk Rock Até Os Ossos (2002), é um álbum um pouco mais lento e trabalhado, produzido por Daniel Rey (produtor dos Ramones) e que teve Marky Ramone participando de uma faixa. As letras são bastante introspectivas, mostrando um lado mais poético na banda. As principais músicas são "Histórias de Amor", "Seja Com O Sol, Seja Com A Lua", "Melhor do Que Você Pensa", "Negue" e "Menina Linda".Em 2004, Daniel Rey retorna ao Brasil para produzir A Ameaça Continua, álbum que consolida de vez a identidade da banda. Rápido, como o Sangue, Ouro e Pólvora, porém, bem produzido e maduro como o Punk Rock Até Os Ossos. A fusão de 10 anos de estrada e o reconhecimento por amantes do estilo em todo o país fazem a banda ampliar fronteiras.

Em novembro do mesmo ano, ocorre o que fã nenhum esperava. O baterista Didi e o baixista Rodrigo DelToro anunciam sua saída da banda depois de quase 10 anos com a formação inalterada, que conquistou milhares de fãs, são substituídos por Otto Branco no baixo e Rafael Heck que assume a bateria. Duda Calvin continua nos vocais e James Andrew segue na guitarra, numa incessante rotina de shows.Sem grandes alterações na agenda e com um futuro incerto, a Tequila seguiu excursionando pelo país, gerando expectativa nos fãs novos e conservadores sobre o que viria pela frente.




Em 2006, a Tequila Baby chega ao sexto álbum, Tequila Baby E Marky Ramone Ao Vivo, seguindo sempre com a conhecida pegada punk destes doze anos de história que carrega na bagagem. Centenas de shows realizados e com canções que se tornam parte da vida dos fãs, a banda lançou seu segundo CD ao vivo, uma verdadeira coletânea de um rico acervo de punk rock, histórias e parcerias.Este disco é o melhor registro de preciosidades para quem curte a Tequila e os Ramones, tanto no vídeo como no áudio. Gravado no dia onze de maio deste ano, em Porto Alegre, o DVD é um fenômeno, provocante e cheio de "melhores momentos".


Com um pouco mais de uma hora de duração, o disco é recheado por vinte músicas, divido entre dez clássicos da Tequila e a metralhada dos sons mais cantados dos Ramones. Para começar, o álbum traz "Balada Sangrenta", um dos primeiros hits da banda, grande responsável pela engrenada de sucessos da TB. A segunda faixa, a recente "51", é só mais uma da leva de singles que viriam depois.Com um detalhe que não poderia faltar, Duda Calvin parte pra um dos hinos punks mais adorados pelos fãs dizendo: "Nós somos da Tequila Baby, e a vida cheira sangue, ouro e pólvora". Depois de "Sangue Ouro e Pólvora", o áudio é dominado pelos gritos do público acompanhando as seguintes "Chovendo Corações Pela Cidade" e "Tira O Sutiã, Tira A Calcinha", "Sexo HC", "Melhor do Que Você Pensa", "Sexo, Algemas E Cinta Liga" e "Velhas Fotos". Hora de Rafael ceder seu lugar para Marky Ramone."Nós da Tequila Baby, temos a honra de chamar a lenda viva do Punk Rock, Mr. Marky Ramone", Calvin anuncia, e o disco é tomado pelo detalhe mais importante, o delírio dos fãs. A partir daí, são dez clássicos dos Ramones com uma bateria para ninguém botar defeito. Na décima faixa do álbum, "Rockaway Beach/Teenage Lobotomy" o pontapé de Ramones ao som de Tequila, começa a transportar os ouvintes para o mundo dos três acordes, jaqueta de couro e All Star.







Na seqüência, "I Don’t Care", "Sheena Is A Punk Rocker", "Pet Semetary", "The KKK Took My Baby Away" E nesse ritmo, o track list de sons ramoníacos é seguido depois do "One, Two, Three, Four" feito pelo baixista Otto Branco. No final de "I Don’t Want You", a voz de Marky entra de fundo com seus gritos começando "Beat On The Breat".Quase no fim do CD, a combinação perfeita dos integrantes, a guitarra rápida de James e a bateria do mestre recebem um grande convidado. O vocal rouco e único de Duda é substituído por Sebastian Expulsado, da banda argentina Expulsados, fazendo o cover perfeito de "Poison Heart". Entre esse ciclo de amizade e muita música, a canção "Seja Com O Sol, Seja Com A Lua", onde Marky participou no disco Punk Rock Até Os Ossos, dá uma nova respirada Tequila Baby no álbum. Depois dessa viagem entre os sons mais simples aos mais trabalhados da TB, Marky, Duda, James e Otto vão encerrando o ao vivo com "I Believe In Miracles", antes da despedida de ritmo mais rápido com "Blitzkrieg Bop". Um disco para ser arquivado entre os grandes do rock mundial.



Lobos Não Usam Coleira, este é o título do tão esperado quinto álbum de estúdio da Tequila Baby que, pela primeira vez, é lançado em dois formatos: virtual e físico (CD).Em meio às mudanças do mercado fonográfico, a Tequila Baby aposta na idéia de que, é o fã quem deve decidir em qual formato deseja ter o material da banda. Para os que preferem conhecer as músicas imediatamente, a banda disponibiliza o disco na íntegra na internet para download gratuito. O lançamento virtual acontece hoje.A versão em CD será uma "edição especial", para aqueles que não abrem mão de ter o disco no formato físico, com encarte, letras e fotos. Esta edição estará nas lojas na primeira quinzena de novembro e também estará a venda no merchandise oficial da banda em seus shows.

discografia

Rarissímo, e inédito para download
Fiesta, Sombrero y Rock'n'Roll - Demo(1995)

Download

Tequila Baby (1996)









Sangue, Ouro E Pólvora (1999)


Clique AQUI e baixe o disco









Bem Vindo À Roda Punk (2001)



Clique AQUI e baixe o disco





Punk Rock Até Os Ossos (2002)



Clique AQUI e baixe o disco






A Ameaça Continua (2004)



Clique AQUI e baixe o disco






Tequila Baby & Marky Ramone Ao Vivo (2006)



Clique AQUI e baixe o disco




(2008) Lobos Não Usam Coleira



Clique aqui e baixe o disco

Nenhum comentário:

Postar um comentário