terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Discografia Os Cascavelletes



Os Cascavelletes surgiram de uma dissidência do TNT, quando Flávio Basso e Nei Van Sória saem do grupo pouco antes do lançamento do primeiro Lp, em 1987. Boatos que atravessam o tempo afirmam que Charles Master & cia. não aceitaram as letras "pornobilly" de Flávio & Nei Van Sória, e estes formaram os Cascavelletes para poder tocar (e gravar) suas músicas, depois de convocar Alexandre Barea pra bateria e Frank Jorge pro baixo.
Esta foi certamente a melhor banda de rock do país se for levado em conta a do pessoal. Todos com 15/16 anos de idade, escorrendo hormônios pelos poros e cuspindo técnica e profissionalismo que poucos veteranos conseguem. Só vendo eles ao vivo para entender o caos anfetamínico único que estourava sob o palco num show dos Cascavelletes mas um caos apenas coreográfico, porque os meninos tocavam ao vivo como gente grande toca em estúdio. A maior prova disso é que hoje em dia Frank Jorge, Nei Van Sória e Flávio Basso (Jupiter Maçã), todos com seus trinta e pouco anos de idade, são a turma mais criativa do rock nacional atual.
Por volta de 1987 gravam uma fita-demo com 15 músicas, a melhor já lançada no mundo. O sucesso da "garage band" foi tremendo, a capital gaúcha estava sendo assolada por uma nova febre, semelhante ao que houve com os Beatles em Londres.
Marcel Plasse, repórter da velha Bizz, relembra como era o fenômeno Cascavelletes: "...ao vivo são um inferno! Flávio Basso se transforma num clone de garagem turbinada de Mick Jagger, mimetizando o gestual do cantor como se tivesse assistido mil horas de clips e shows em sessão contínua, madrugadas a dentro. Nei Van Sória e Frank Jorge fazem os backings na cadência dos yeah-yeahs dos beatles. E o baterista Alexandre barea incorpora Keith Moon. As mocinhas gritam e arrancam os cabelos!"
Em 1988 gravam um disco independente (Lp/Ep "Os Cascavelletes") depois da insistência do público por um lançamento em vinil. E é claro, vende como água e se esgota rapidamente das lojas. Vinha com um arte maravilhosa e seis canções das mais brilhantes (inclusive o sucesso "Menstruada" que havia sido censurado nas rádios). A sonoridade tinha sido mudada, e assim seria até o fim do grupo, mas Flávio cantava como nunca, e isso era o que importava. O disco roda na íntegra nas rádios gaúchas até a exaustão!
Em 1989, logo depois que Frank Jorge abandona a banda para dar rumo ao Graforréia Xilarmônica, eles lançam o Lp "Rock'a'ula", com um encarte com fotos glam rock capaz de deixar os New York Dolls se roendo de inveja! Nesse petardo estão clássicos definitivos de toda e qualquer festinha ("Gato Preto", "Nega Bom Bom", "Baby Satanás", "Lobo da Estepe", ...)
Em 1991, já com novos integrantes (Luciano Albo no baixo e Bluesman nos teclados), os Cascavelletes lançam um compacto essencial, "Homossexual"/"Sob Um Céu de Blues". Algum tempo depois infelizmente, o grupo de rock mais querido do mundo termina suas atividades por decisão de Nei Van Sória.
Cascavelletes, "a maior banda de rock and roll do mundo", segundo o próprio Flávio Basso, deixou saudades nos corações de todos os amantes do bom rock. Já os que não conhecem, só saem perdendo por não aberem sobre a banda mais enérgica e empolgada que já subiu num palco desse país.
Senha/password para descompactar: erawilson.blogspot.com
discografia:

1987 Vortex Demo

Download

1988 Ao Vivo no Ocidente

Download

1988 Os Cascavelletes [EP]

Download

1989 Ensaio Rock'a'ula (ao vivo)

Download

1989 Rock'a'ula

Download

1991 Como Um Beija-Flor

Download

1991 Céu de Blues

Download

Senha/password para descompactar: erawilson.blogspot.com

4 comentários:

  1. muito loko!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. APCM desgraçada... vão colocar os corruptos na cadeia em vez de apagar arquivos na net, se n ouvesse corrupção talvez o povo teria grana para comprar só CDs originais...

    ResponderExcluir
  3. Bah tche, que baita blog!!!
    Pena que alguns links estão fora...mas meus parabéns!!!

    ResponderExcluir