terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Discografia NOFX

NOFX é uma banda norte-americana de punk rock formada por Erik Sandin (bateria), Eric Melvin (guitarra) e Mike Burkett (a.k.a Fat Mike baixo e vocal) em 1983. O som da banda é diverso, utilizando elementos de skate punk, ska punk e hardcore punk. Suas canções geralmente abordam temas como política, sociedade, racismo, a indústria da música e religião, com doses humorísticas.
Em 1985 assina com a gravadora Mystic Records pela qual lança vários singles e EPs. Divergências com a gravadora levaram a banda a mudar para a Epitaph Records ( que pertence ao guitarrista dos Bad Religion, Brett Gurewitz) e ao mesmo tempo Fat Mike cria o seu próprio selo Fat Wreck Chords.
O nome NOFX teve origem numa outra banda punk chamada Negative FX. Baseada nisso, a banda decidiu compor o nome com No FX (No Effects - Sem Efeitos), pois o som da banda não possuía nenhum efeito sonoro, extremamente comum nas músicas da década de 80.
A partir de 1986, Fat Mike torna-se também vocalista da banda e em 1991 surge El Hefe como segundo guitarrista, formação que se mantém até hoje. Com a entrada de El Hefe alterou-se a sonoridade, passando a ter elementos de ska.
A banda consegue pela primeira vez notoriedade nos Estados Unidos em 1991 com o álbum "Ribbed". O sucesso veio em 1992 com o álbum "White Trash, Two Heebs And A Bean", repetindo a proeza dois anos mais tarde com o álbum "Punk In Drublic" que é até hoje o maior recorde de vendas da banda, com mais de um milhão de cópias vendidas. A MTV começou então a pedir vídeos e as grandes gravadoras ofereciam contratos, mas os músicos mantiveram os seus príncipios e recusaram as ofertas.
Em 1996 é lançado o álbum "Heavy Petting Zoo" com uma sonoridade ligeiramente diferente, mesmo assim conseguindo atrair o público. O álbum "So Long And Thanks For All The Shoes" de 1997 volta às origens e inclui elementos ska, sendo considerado o melhor àlbum pelos próprios membros da banda, embora não consiga repetir o sucesso dos álbums anteriores. Com "Pump Up The Valuum"(2000) surge um trabalho sem qualquer influência ska.
O álbum seguinte, "War On Errorism" (Maio de 2003), é lançado pela Fat Wreck Chords criticando a presidência de George W. Bush. Em 2004 surge o Best-of intitulado "The Greatest Songs Ever Written (By Us)" editado pela Epitaph. Em 2006, lançaram, também pela Fat Wreck Chords o álbum Wolves In Wolves' Clothing, com um foco menor em questões políticas e maior contra as religiões.


Discografia para Download
















Um comentário: